quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tudo bem guardado em meu jardim



Coisinha difícil essa tal de convivência... Shakespeare disse que a paciência é uma virtude a ser desenvolvida e ele estava certíssimo. Mas o engraçado é que o outro é imprescindível no processo de aprendizagem. Posso ler toda a biblioteca de Alexandria, estudar por horas a fio, mas sem os conflitos diários é impossível amadurecer. Não esqueço de Goethe, "O talento é feito na solidão; o carácter, nos embates do mundo".
Então continuo defendendo meus espaços, mas não tenho a ilusão de pensar que só isso basta. Crescer é uma jornada de várias vias.
Não posso me esquecer de mencionar a diversidade das relações. Isso é tão rico! Cada amigo, cada irmão, pai, mãe, pessoas com status indefinido, enfim... Com cada ser uma relação, um ritmo, um tempo.
Devemos proteger aquilo que nos é caro, cada dia é único, cada momento é único e mesmo o modo de nos relacionar também o é quando nos conscientizamos das metamorfoses diárias.
Existem certas relações que devem ser bem guardadas em um jardim secreto.

Um comentário:

  1. Chamou-me atenção a foto no final do seu texto. Essas crianças do filme The Secret Garden provaram que com um pouquinho de inocência, fé e força de vontade, a perfeição que há anos estava trancada atrás de antigos muros e portões e incoberta pelo tempo, poderia se tornar o mais belo reflexo da Criação que supera todo o sofrimento e mostra sempre a essência. Mostra aquilo que somos. Mostra o que temos de melhor.

    Vejo seu coração assim, Aninha. Sei que não preciso capiná-lo ou revolver seu chão, sua terra. Basta que eu atravesse os muros e permita que a própria beleza se mostre.
    Foi por isso que aprendi tão rápido (e continuo aprendendo) a te amar.

    ResponderExcluir